Curso
de Elaboração de Projetos — Atividade
1.5
Projeto:
esboço.
Cursista:
Sofia Elizabete Alves de Santana
Título:
ABRACE A VIDA E CUIDE DO CORPO
1.1
– Geral
- Criar situações, no âmbito do Centro Educacional Reitor Edgard Santos em parcerias com a comunidade em seu entorno e com outros órgãos de Camaçari-Ba através da realização de atividades variadas que possibilitem a prevenção do uso de drogas, buscando assim a Promoção da Saúde e da formação do sujeito autônomo, crítico, protagonista de uma sociedade mais justa, responsável e cuidadosa.
1.1
– Objetivos Específicos
- Realizar oficinas sobre uso das drogas e suas conseqüências;
- Promover o trabalho interdisciplinar;
- Promover o debate sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas;
- Oportunizar o debate sobre temáticas tais como: Bullynig, relações de gênero, anabolizantes, álcool, prostituição infantil entre outras e suas conseqüências.
- Organizar debates ligados ao tema que abordem o papel das redes sociais tais como: família, comunidade e demais órgãos governamentais e não-governamentais;
- Realizar ao final do projeto amostra de todas as atividades desenvolvidas durante o projeto (Enquetes, produção de vídeos, pesquisas, entrevistas, oficinas e entre outros).
2-
Público Alvo
- O público alvo são os alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) com uma faixa etária de 10 a 17 anos que freqüenta o Centro Educacional Reitor Edgard Santos
3-
Metodologia
- A nossa metodologia esta embasado no modelo sistêmico na medida em que ele é interdisciplinar, envolve também os pais, a comunidade em torna da escola e órgãos públicos e privados do Município de Camaçari Bahia. Não é o nosso foco trabalhar com dependes de drogas porque, “o papel da escola não é trabalhar com o dependente e sim realizar ações para evitar o uso de drogas entre os estudantes.” (Módulo 3, 2010: aula 9, 161) Além disso, como todo projeto é uma construção coletiva a metodologia será concluída nos AC (Atividades de Planejamento na escola) durante a 3ª unidade os professores apresentarão propostas de intervenção.
- Atividades Pedagógicas previstas: Oficinas, debates, atividades recreativas, envolvendo a temática produção de vídeos, construção de cartazes, de gráficos, de maquetes, de textos, de folder informativo, de revista em quadrinho, análise de textos e de vídeos, análise e reflexão de alguns vídeos do curso sobre drogas, amostras das atividades realizadas nas oficinas, de músicas, pesquisas, entre outros a depender da demanda das disciplinas e dos recursos disponíveis.
4 -
Ações: Oficinas previstas:
- 1ª oficina: Tema: Prevenção do uso das drogas: uma abordagem sistêmica (Oficina de socialização e capacitação dos professores e comunidade escolar)
- 2ª oficina: Tema: Prevenção do uso das drogas numa abordagem sistêmica (oficina de socialização e capacitação dos pais que serão nossos Poceiros, e também o Colegiado).
- 3ª oficina: Tema: Violência (enfocando a violência na escola)
- 4ª oficina: Tema: O Ideal de beleza na contemporaneidade
- 5ª oficina: Tema: Bullynig
- 6ª oficina: Tema: Cuide do corpo e da mente
5
- Recursos:
- Humanos: Pais, professor, coordenador pedagógico, gestores e funcionários.
- Materiais/tecnológicos: data-show, papel metro e ofício, piloto, canetas, cola, Durex, flipshart, som, mídias, textos
- Pedagógicos: Vídeo: “os 4 fantásticos”e textos extraídos do módulo do curso de prevenção do uso de drogas. Além do material de cada oficina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário