terça-feira, 6 de setembro de 2011

PROJETO ABRECE A VIDA E CUIDE DO CORPO

 
Curso de Elaboração de Projetos — Atividade 1.5

Projeto: esboço.

Cursista: Sofia Elizabete Alves de Santana

Título: ABRACE A VIDA E CUIDE DO CORPO

1.1 – Geral

  • Criar situações, no âmbito do Centro Educacional Reitor Edgard Santos em parcerias com a comunidade em seu entorno e com outros órgãos de Camaçari-Ba através da realização de atividades variadas que possibilitem a prevenção do uso de drogas, buscando assim a Promoção da Saúde e da formação do sujeito autônomo, crítico, protagonista de uma sociedade mais justa, responsável e cuidadosa.

1.1 – Objetivos Específicos

  • Realizar oficinas sobre uso das drogas e suas conseqüências;
  • Promover o trabalho interdisciplinar;
  • Promover o debate sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas;
  • Oportunizar o debate sobre temáticas tais como: Bullynig, relações de gênero, anabolizantes, álcool, prostituição infantil entre outras e suas conseqüências.
  • Organizar debates ligados ao tema que abordem o papel das redes sociais tais como: família, comunidade e demais órgãos governamentais e não-governamentais;
  • Realizar ao final do projeto amostra de todas as atividades desenvolvidas durante o projeto (Enquetes, produção de vídeos, pesquisas, entrevistas, oficinas e entre outros).
 
2- Público Alvo

  • O público alvo são os alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) com uma faixa etária de 10 a 17 anos que freqüenta o Centro Educacional Reitor Edgard Santos

3- Metodologia

  • A nossa metodologia esta embasado no modelo sistêmico na medida em que ele é interdisciplinar, envolve também os pais, a comunidade em torna da escola e órgãos públicos e privados do Município de Camaçari Bahia. Não é o nosso foco trabalhar com dependes de drogas porque, “o papel da escola não é trabalhar com o dependente e sim realizar ações para evitar o uso de drogas entre os estudantes.” (Módulo 3, 2010: aula 9, 161) Além disso, como todo projeto é uma construção coletiva a metodologia será concluída nos AC (Atividades de Planejamento na escola) durante a 3ª unidade os professores apresentarão propostas de intervenção.
  • Atividades Pedagógicas previstas: Oficinas, debates, atividades recreativas, envolvendo a temática produção de vídeos, construção de cartazes, de gráficos, de maquetes, de textos, de folder informativo, de revista em quadrinho, análise de textos e de vídeos, análise e reflexão de alguns vídeos do curso sobre drogas, amostras das atividades realizadas nas oficinas, de músicas, pesquisas, entre outros a depender da demanda das disciplinas e dos recursos disponíveis.

4 - Ações: Oficinas previstas:
  • 1ª oficina: Tema: Prevenção do uso das drogas: uma abordagem sistêmica (Oficina de socialização e capacitação dos professores e comunidade escolar)
  • 2ª oficina: Tema: Prevenção do uso das drogas numa abordagem sistêmica (oficina de socialização e capacitação dos pais que serão nossos Poceiros, e também o Colegiado).
  • 3ª oficina: Tema: Violência (enfocando a violência na escola)
  • 4ª oficina: Tema: O Ideal de beleza na contemporaneidade
  • 5ª oficina: Tema: Bullynig
  • 6ª oficina: Tema: Cuide do corpo e da mente

5 - Recursos:

  • Humanos: Pais, professor, coordenador pedagógico, gestores e funcionários.

  • Materiais/tecnológicos: data-show, papel metro e ofício, piloto, canetas, cola, Durex, flipshart, som, mídias, textos

  • Pedagógicos: Vídeo: “os 4 fantásticos”e textos extraídos do módulo do curso de prevenção do uso de drogas. Além do material de cada oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário