segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PROJETO EXPERIMENTANDO E APRENDENDO COM CIÊNCIAS




Projeto

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE PROJETOS DE PESQUISAS:
EXPERIMENTANDO E APRENDENDO COM CIÊNCIAS




SORAIA JESUS DE OLIVEIRA




















Salvador
2011
RESUMO DO PROJETO


Diversos temas são de grande importância para a qualidade do nosso futuro e podem servir de fonte de estudo para o Ensino das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Este projeto busca estimular a realização de atividades experimentais científicas valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação dos estudantes. Sendo assim, propõe-se o uso sustentável de recursos naturais utilizando as Tecnologias Ambientais, a realização de experimentos utilizando materiais de baixo custo e ecologicamente corretos assim como despertar o interesse pela investigação científica. Busca-se despertar e desenvolver metodologias que utilizem as TIC´s tais como blogs, redes sócias, grupos virtuais, dentre outros de modo a interagir e socializar as atividades desenvolvidas. Este projeto será desenvolvido no Estado da Bahia, especificamente com alunos do ensino fundamental e ensino médio da Rede Pública do estado da Bahia, na unidade escolar Colégio Estadual Professora Maria Bernadete Brandão que fica situada na região da Estrada das Barreiras, no bairro Cabula, na cidade do Salvador. O projeto busca despertar o interesse para atividades experimentais assim como as contribuições da educação científica na comunidade escolar para preservação ambiental através do uso das novas TICs e utilização de matérias de baixo custo. O período de observação será durante o ano letivo de 2011.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias, Educação, Sustentabilidade.




  1. Educação Ambiental, o Ensino de Química e o uso das TICs1

É possível abordar o Ensino de Química e a Educação Ambiental de modo contextualizado e interdisciplinar. Segundo JARDIM (2001, p.3) a abordagem de temas como química atmosférica, as água, os esgotos e lixo são de grande importância. Diversos temas contribuem para a qualidade do nosso futuro e podem servir de fonte de estudo para o Ensino da Química, buscando despertar uma sensibilização no ser humano para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável (JARDIM, 2001, p. 3). A Educação Ambiental pode também fornecer outros subtemas, tais como: reciclagem, recursos energéticos, combustíveis, química na agricultura, poluição atmosférica, processos industriais, produtos biodegradáveis, recursos naturais, tratamentos de solos, preservação ambiental, efeito estufa, produtos de limpeza e beleza ecológicos, resíduos e efluentes, tecnologia e meio ambiente (MORTIMER; MACHADO; ROMANELLI, 2000, p. 277-282) dentre outros (BRASIL, 2006, ?).
De acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795, de 27/04/1999) entendem-se por educação ambiental:
... os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal (BRASIL, ?). De modo a favorecer que a sociedade assuma o compromisso prático em aprender a viver sustentavelmente a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável no período de 2005-2014, busca estimular mudanças de atitude e comportamento nas populações (DÉCADA..., ?).
A inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo educacional favorece o aprendizado através da construção de argumentos, comentários, pesquisa sobre temas diversos, produção de texto, estabelece uma nova forma comunicação, levantamento de discussão sobre determinados temas, realização de atividades individuais ou grupo conectados em rede.
A função do Ensino de Química deve ser a de desenvolver a capacidade de tomada de decisão, o que implica a necessidade de vinculação de conteúdo trabalhado com o contexto social em que o aluno está inserido (SANTOS; SCHNETZIER, 1996, p.28). Desde o século passado até os dias atuais, com o apoio da mídia a questão ambiental passou a ser um tema de discussão em todos os segmentos da sociedade (JARDIM, 2001, p.3).
De acordo com OCEM (BRASIL, 2006, p. 122) embora existam temas gerais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais recomenda-se que eles sejam selecionados de acordo com as condições e os interesses dos sujeitos no âmbito da comunidade escolar.

  1. Objetivos

    1. Objetivo geral

Estimular a realização de atividades experimentais científicas valorizando a criatividade, a autonomia e a inovação dos estudantes do CEPMBB.

    1. Objetivos específicos

  • Despertar a investigação científica com alunos do Ensino Fundamental e Médio;
  • Propor a realização de experimentos utilizando materiais de baixo custo e ecologicamente corretos;
  • Utilizar as mídias digitais (computador, internet, celular, blogues, grupos virtuais, etc.) como uma ferramenta educacional, possibilitando a construção de conhecimentos e desenvolvimento contínuo dos alunos;

  1. Justificativa do projeto

Tendo como base o projeto político pedagógico da unidade escolar Colégio Estadual Professora Maria Bernadete Brandão que estabelece prioridades para elaborar o nível do ensino oferecido pela escola, compondo de idéias amadurecidas em longas discussões trabalhadas pelo corpo pedagógico, objetivando sempre o pleno desenvolvimento do educando e buscando principalmente prepará-lo para o exercício da cidadania em nossa sociedade. E sabendo que tudo isso só será possível se oferecermos os recursos necessários, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares para o Ensino Médio, planejando atividades e projetando a reestruturação curricular para prover situações que venham a contribuir no resgate de uma essência humana. Sendo assim com o objetivo de enriquecer o processo ensino-aprendizagem, visando uma melhoria na qualidade de ensino através de educação ambiental contribuindo para a formação de cidadãos esse projeto busca desenvolver atividades científicas experimentais sustentáveis através de materiais reciclados assim como o planejamento e aplicação ecotécnicas diversas assim como a utilização de recursos tecnológicos no desenvolvimento desse projeto.






Referências Bibliográficas


JARDIM, Wilson de Figueiredo, Introdução a Química Ambiental, Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, nº 1, p.3-4, Maio 2001.


MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H.; ROMANELLI, L. I. A proposta curricular de Química do estado de Minas Gerais: Fundamentos e pressupostos. Química Nova, 23 (2), 2000, p. 273-283.


BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, MEC, 2006, p. 87-110.


BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Básica. PCN Ensino Médio + Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, Matemática e suas Tecnologias, vol. 2. Brasília, MEC, 200?, p. 101-137.


Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. Brasília: UNESCO, 2005, 120p.


SANTOS, Wildson Luiz P. dos; SCHNETZIER, Roseli Pacheco. Função Social - O que significa ensino de química para formar o cidadão? Química Nova na Escola, Secção Química e Cidadania , nº 4, p.28-34, novembro 1996.


ANEXO


Cronograma de Atividades


ATIVIDADES
2011.2
2012.1
2012.2
2013.1
1
Construção dos projetos de pesquisa





  1. Formação de equipes





  1. Escolha do tema





  1. Definição objetivo geral para o projeto / Elaboração de problemas





  1. Elaborar um projeto sobre o tema escolhido





  1. Propor a resolução do problema





  1. Entrega do projeto por meio digital





  1. Apresentação para socializar o projeto




3
Desenvolvimento dos projetos de pesquisa





  1. Definição do recurso a ser utilizado





  1. Utilização da metodologia científica nas atividades experimentais





  1. Elaboração de diário de bordo




4
Finalização dos projetos de pesquisa





  1. Elaboração e envio dos relatórios seguindo as normas da ABNT





  1. Apresentação dos relatórios





  1. Avaliação dos projetos





  1. Socialização com a comunidade escolar os projetos desenvolvidos






1 Adaptado da monografia de Pós-Graduação do curso de Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias – Área de concentração Química pelo Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília intitulado Descarte de Resíduos nos Esgotos Domésticos: uma Fonte de Contaminação das Águas, autores Luiz Carlos Pinheiro Fernandes Júnior e Soraia Jesus de Oliveira, em 2007 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário