segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PROJETO Inclusão Digital para os alunos do EJA.





Título: Inclusão Digital para os alunos do EJA.
Escola: Colégio  Estadual Rotary
Curso: EJA
Nome do  Docentes: Almira Ribeiro e Paulo Passos
OBJETIVO DO PLANO:

Fortalecer o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para os alunos do turno noturno.
 Incentivar os educandos a trazer e compartilhar seus conhecimentos e experiências, além de aprender através das trocas.
Ajudar aos alunos a considerar as novas idéias e pesquisar as informações apresentadas.
Possibilitar um processo de ensino e aprendizagem coletivo que prepare o grupo para iniciar e promover  mudanças pessoais e na sociedade.
Criar condições para que haja uma resposta prática nas suas pesquisas.
OBJETIVOS  GERAIS:

Contemplar o aluno com mais uma ferramenta de aprendizagem que estimule a reflexão e o pensamento;
Oportunizar ao aluno a atuação interativa em espaço pedagógico estimulador, explorando habilidades e competências cognitivas, e possibilitando diferentes possibilidades de mediação com o
conhecimento através das intervenções necessárias;
Desenvolver habilidades cognitivas, afetivas e sociais;
Promover simulações e situações lúdicas como contribuição da aprendizagem e da construção de relações significativas de conteúdos estudados;
Propiciar ao educando a oportunidade de aprender planejando, construindo e transformando;
Estimular o estabelecimento de relações sociais como respeito, cooperação e colaboração, levando em conta o conhecimento específico de cada componente do grupo;
 Compreender o erro e ou a dificuldade como uma forma de depurar o conhecimento, estimulando o aluno a buscar, com persistência, novas soluções e estratégias para os problemas enfrentados;
 Instrumentalizar os alunos com noções básicas de manuseio dos computadores, preparando-os , assim, para a vida;
ESPECÍFICOS:
    • Discutir os conceitos de poder em diversas esferas;
    • Analisar teorias de diversos pensadores na perspectiva política.
    • Relacionar  a revolução burguesa com a revolução socialista;
    • Estudar o cenário político brasileira e mundial.
    • Motivar os alunos a conhecerem o pensamento filosófico dos pensadores como Aristóteles, Hegel, Montesquieu, Michel Focaul, Hobbes e Luck.
Melhorar a qualidade de vida dos alunos através da educação Filosófica, científica e tecnológica.
CONTEÚDOS III UNIDADE
FILOSOFIA:
Conceito de poder nos contextos sociais, culturais, políticos e econômicos,
Analise das teorias contratualista, no modelo político marxista, passando pela dialética Hangeliana, Hobbes, Luck, Montesquieu, Aristóteles, Michel Fouchol, e as revoluções burguesas e socialistas que modificaram o cenário político mundial e guardaram profunda relação com a teoria desses pensadores.
PROBLEMATIZAÇÃO
Saber que a política é sempre o modo pelo qual chega-se a decidir algo que não é particular, mas que diz respeito a toda uma coletividade, algo que é público.
 A falta de ética na política e a falta de impunidade vêm caracterizando cada vez mais o poder que o capital e a burguesia, associados aos interesses políticos eleitoreiros exercem sobre determinados políticos, de formação política duvidosa. Através das experiências já vividas pelos alunos no  âmbito político, o  projeto visa  contribuir para a formação de  cidadãos reflexivos  e aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o Brasil vem enfrentando com o descaso nas  políticas públicas e na falta de ética.
METODOLOGIA:
Etapas Previstas:
 1ª Etapa: No laboratório do colégio ensinar os alunos acessarem site educativos, como por exemplo:
http://www.espacoacademico.com.br/086/86fernandes.htm
WWW.diaadiaeducação.com.br,
http://www.filosofia.com.br/ 
http://portal.filosofia.pro.br/
 2ª Etapa: A Cada aula a turma pesquisa nos  sites educativos, estuda o tema do dia.
3ª Etapa: Utilizam  filmes no site youtube, com o objetivo de fixar mais o assunto.
http://youtu.be/3G-8klMWMhE - O que é Política?
http://youtu.be/v0OtYjX5BUY - Filosofia Politica
4ª Etapa:  Criação de cartazes com frase sobre a questão política, no mural do colégio.
5ª Etapa: Debate sobre o tema, onde os alunos  confrontarão as teorias dos filósofos políticos com a pratica dos políticos brasileiros.
6ª Etapa: Identificaram músicas que exprimem a política brasileira Exemplo: Que pais é esse, Legião Urbana.
7ª Etapa: Visita a assembléia legislativa do estado.
8ª Etapa: Culminância do projeto se dará com apresentações teatrais e palestras.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
 - Computador com acesso a internet:
- Outros: Papel A4, Cartolina ou papel metro, Recortes de jornais, Piloto etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário