CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS


RELATO DE EXPERIÊNCIA
PROJETO TEORIAS EVOLUTIVAS
 
TURMA NTE01 – Turma 01 – Prof.ª Norma Matos
EIXO 1 – PROJETOS – ATIVIDADE 1.4
Cursista: Graça Regina Armond Matias Ferreira
Atividade-1.4 – Banco de Projetos
Nesta atividade irei descrever uma atividade envolvendo um relato de experiência sobre um projeto que eu “Graça Regina Armond Matias Ferreira” desenvolvi para uma aula integrada com História e Biologia para os alunos do Ensino Médio, do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, conforme descrito no roteiro abaixo:

1. Identificação do local:
Nome da escola: Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira /Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica
Série: 1º ano do Ensino Médio
Número de alunos: cerca de 30 por sala
Número de professores: 6
Áreas de conhecimentos: Área da Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias / Área de Humanas e suas tecnologias
Disciplinas: Biologia e História

2. Título do Projeto:
Teorias Evolutivas

3. Características do Projeto:
Este projeto teve caráter multidisciplinar, onde os conteúdos abordados são trabalhados dentro da disciplina de Biologia quanto de História, buscando otimizar os estudos e também visto que esse conteúdo não é muito trabalhado na sala de aula, por conta dos aspectos religiosos envolvidos no processo de construção destas aulas.
4. Recorte Temático – Descrição Geral
O processo evolutivo das espécies pode ser caracterizado por todas as transformações ocorridas nos seres vivos primitivos ao longo do tempo geológico, transferidas de geração em geração, originando os seres vivos atuais.
Dessa forma, a Evolução é entendida como a permanência dos seres vivos adaptados às modificações que a Terra passou e vem sofrendo durante o transcorrer dos dias. Sendo através dos fósseis, indicativo claro do processo evolutivo, restos e vestígios de seres vivos que existiram há muito tempo, a ferramenta utilizada para montar a provável história do planeta.
Entre os principais acontecimentos destacam-se:
- Pré-Cambriana (2.500 milhões de anos) → origem dos invertebrados aquáticos e primeiros protistas;
- Era Paleozóica / Período Cambriano (540 milhões de anos) → expansão dos invertebrados marinhos e diversificação das algas;
- Era Paleozóica / Período Siluriano (440 milhões de anos) → aparecimento dos primeiros artrópodes e plantas terrestres;
- Era Paleozóica / Período Devoniano (408 milhões de anos) → surgimento dos primeiros anfíbios e desenvolvimentos dos musgos, pteridófitos, e formação de florestas;
- Era Paleozóica / Período Carbonífero (360 milhões de anos) → surgimento dos primeiros répteis e angiospermas.
- Era Paleozóica / Período Permiano (290 milhões de anos) → diversificação dos répteis e declínio dos anfíbios, bem como expansão das gimnospermas;
- Era Mesozóica / Período Triássico (245 milhões de anos) → aparecimento dos primeiros mamíferos;
- Era Mesozóica / Período Jurássico (205 milhões de anos) → expansão dos dinossauros;
- Era Mesozóica / Período Cretássio (145 milhões de anos) → Extinção em massa dos dinossauros e surgimento das primeiras plantas com flores e frutos (angiospermas);
- Era Cenozóica / Período Terciário (65 milhões de anos) → Surgimento dos primeiros hominídeos e domínio das angiospermas;
- Era Cenozóica / Período Quaternário (1,8 milhões de anos) → Aparecimento do Homo sapiens.o açúcar da farinha, produz gás carbônico, que incha a massa e modifica sua consistência. 
 
5. Objetivos
  • Esclarecer os alunos sobre os aspectos evolutivos dos animais e vegetais, o surgimento e extinção das espécies, colaborando com a formação biótica atual.
  • Descrever os fatores evolutivos de acordo com a teoria sintética da evolução baseados em exemplos da evolução humana.
  • Conseguir interpretar padrões de variabilidade de acordo com a relevância da atuação de um ou mais fatores.

6. Justificativa
As espécies mudam com o decorrer do tempo. Hoje existem aproximadamente dois milhões de espécies de organismos vivos na Terra, incluindo bactérias, fungos, plantas e animais. Todas elas vêm de um antepassado comum, conforme grande quantidade de provas biológicas reunidas em estudos científicos. Porém, não é a mesma variedade de organismos existente há milhões de anos, quando havia espécies muito diferentes das atuais e outras que desapareceram. A teoria da evolução trata das evidências da origem dos seres vivos e das mudanças lentas e graduais que sofreram desde seu aparecimento até os dias atuais.

7. Tema
A Evolução e as Teorias Evolutivas

8. Conteúdos
  • Conceituais: Evolução e Fatores evolutivos: mutação, seleção, migração e deriva gênica.

  • Procedimentais: Verificar o desempenho do aluno na aquisição do saber dialogar, debater, fazer pesquisa, trabalhar em equipe, utilizar instrumentos durante a realização da aula.
  • Atitudinais: Observação sistemática dos alunos através de opiniões emitidas e de suas atuações nas atividades práticas e nos debates realizadas durante a aula.

9. Atividades
Divida a classe em grupos e proponha um trabalho sobre evolução humana e os fatores evolutivos. Cada grupo deverá trabalhar com um fator evolutivo: mutação, seleção, migração e deriva. Proponha que pesquisem casos em que o tipo de seleção escolhido é relevante para explicar as características daquela população. Um exemplo: o grupo de deriva gênica pode trazer o exemplo de uma população com alta incidência de albinos. O de seleção pode descrever a questão do alto índice de indivíduos louros ou ruivos em determinadas regiões como efeito da seleção sexual. Cada grupo deve encontrar um caso que ilustre seu tema e, em seguida, descrevê-lo aos colegas. É importante esclarecer que dificilmente um fator evolutivo atua de forma isolada. Na realidade mais de um fator está relacionado ao processo evolutivo. Assim os alunos deverão ressaltar um ou dois fatores que consideraram relevantes na explicação de uma determinada situação.

10. Recursos Necessários
Computador com acesso à Internet;

11. Avaliação
A avaliação deve ser feita por meio do seminário. A avaliação deve recair sobre a profundidade da pesquisa, a qualidade da apresentação e o domínio sobre o conteúdo apresentado.

12. Referencias
LOPES, Sônia. Biologia. Volume Único. Ensino Médio. 2009
PAULINO. Biologia. Série Novo Ensino Médio. Volume Único. Editora Ática. 2003.
VEJA. Revista Veja na Sala de Aula. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/em/cnmt_biologia_evolucao.shtml




PROJETO LENDO, ESCREVENDO MELHOR!


1. Nome do cursista: Márcia Santana Teixeira


2.Identificação do local: Escola Municipal de São Cristóvão
Série : Educação Infantil e 1º ao 5º Ano
Número de alunos : 300
Número de professores:15 professores
Áreas de conhecimentos: Leitura e escrita



3. Título do projeto: LENDO, ESCREVENDO MELHOR!



4.Características do Projeto : Este projeto tem característica disciplinar, visto que seu foco é leitura e escrita. Envolve o a Educação infantil por que compreendemos que o gosto pela leitura e escrita pode e deve se iniciar na pré –escola, é necessário apenas que esse estímulo surja ainda nessa fase. A leitura e escrita na pré-escola pode ser iniciadas através de leitura de imagens e da reescrita de histórias criadas pelas crianças, que enquanto desenvolvem essas habilidades passam a compreender a função social da escrita.Para o ensino fundamental I o objetivo é semelhante, levar a compreensão da função social da escrita e desenvolver o gosto pela leitura e escrita.


5. Descrição geral : Lendo, Escrevendo melhor! É um projeto que visa oferecer, aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II, o habito da leitura diária no espaço escolar e além desse espaço, através do efetivo do espaço Biblioteca.
Saber ler é uma habilidade necessária para aprender e melhorar a escrita e por isso, o corpo docente deve ter como o foco do seu trabalho o desenvolvimento da competência leitora dos seus alunos.
É preciso lembrar que a leitura e a escrita são práticas complementares. È por meio da prática de leitura que os alunos adquirem mais competência na produção de seus próprios textos, conforme a análise dos recursos lingüísticos e a própria organização do gênero do discursivo trabalhado contribuem para aprimorar a qualidade dos textos produzidos. A leitura fornece elementos e matéria prima para a escrita quando, por exemplo, os alunos percebem como escritores resolvem problemas de repetição de palavras, com as devidas substituições, ou atentam para as questões de ortografia, normas gramaticais, favorecendo a ampliação do repertório lingüístico do aluno.
Os alunos vivenciarão a leitura e a produção dos mais diversos gêneros discursivos orais e escritos, como parlendas, canções, poemas, quadrinhos, adivinhas, trava – línguas, contos, crônicas, lendas, fábulas, textos informativos, e outros. Desta forma serão levadas a perceber a função social da escrita.
O ensino da língua materna por objeto de estudo deve ser repensado, com o intuito de voltar seu olhar para o texto e para a diversidade de gêneros em que se materializa. Assim é fundamental o aluno conviver com bons modelos de textos verbais (além dos não verbais), se exposto aos mais diferentes gêneros discursivos, para que possa refletir sobre suas características específicas e se apropriar delas para produção de seus próprios textos.

6. Tecnologias utilizadas: As tecnologias utilizadas serão o DVD, rádio , Slides, televisão .

7. Comentários : Os alunos devem ser orientados em sala de aula pelos professores a buscar na biblioteca livros de determinado gênero literário na biblioteca, após as atividades em classe. Desta forma o aluno poderá ter acesso ao acervo da biblioteca individualmente e assim demonstrar independência e espontaneidade na escolha do seu livro ao realizar seu empréstimo.