PROJETO FISIOLOGIA HUMANA


TURMA NTE01 – Turma 01 – Prof.ª Norma Matos
EIXO 1 – PROJETOS – ATIVIDADE 1.5
Cursista: Graça Regina Armond Matias Ferreira
Atividade-1.5 – Roteiro Proposta do Projeto

1. Identificação
Nome do cursista
Graça Regina Armond Matias Ferreira
Nome da Escola: Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira Local (cidade/estado): Salvador/BA
Série: 2º ano do Ensino Médio Número de alunos: 30 por turma
Professores envolvidos: Professores de Biologia

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
A idéia de trabalhar com Fisiologia Humana partiram dos questionamentos levantados pelos alunos a cerca do conhecimento do próprio corpo bem como de algumas doenças simples e que causam muito estrago ao organismo.

Diante de ser o conteúdo da unidade resolvi, instigar os alunos através de perguntas simples, para demonstrar o quanto eles conhecem de seu próprio corpo. Através dessa constatação, os alunos se sentiram motivados para realizar um projeto para o conhecimento do corpo humano, partindo de uma realidade e combinamos de fazer uma atividade diferente.

Eles que esquematizaram juntamente comigo e traçamos um plano de ação visando atingir os objetivos do projeto em questão. Neste intuito também foi trabalhado o fazer ciência utilizando o método científico, baseado em constatações e questionamentos.


3. Justificativa
A fisiologia (do grego physis = natureza e logos = palavra ou estudo) é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos. De uma forma mais sintética, a fisiologia estuda o funcionamento do organismo.
O conhecimento do próprio corpo é essencial para a saúde humana, principalmente em se tratando da prevenção de doenças que mais acometem homens e mulheres. Esse conhecimento de partir da escola, onde os adolescentes devem ter essa preocupação ainda nessa idéia para uma saúde saudável, buscando evitar e conhecer os processos que ocorrem no interior do nosso organismo, bem como as modificações que passam nessa fase.

No intuito de auxiliar nesse processo, este projeto de conhecimento do organismo através da Fisiologia, através de um estudo mais lúdico, bem como de uma apresentação (in)formal misturando a criatividade com a teoria baseada em experimentações e questionamentos que irão surgir ao decorrer do desenvolvimento deste projeto, visando uma aprendizagem dinâmica, sistêmica e significativa.


4. Objetivo (s)
  • Realizar uma construção em 3D dos órgãos do corpo humano, buscando uma visão sistêmica do organismo.
  • Fazer uma comparação entre o funcionamento dos sistemas apresentados, buscando responder aos questionamentos dos alunos.
  • Elaborar uma apresentação entre as principais doenças que acometem esses sistemas.
  • Integrar os conteúdos teóricos às vivências através dos modelos anatômicos criados.


5. Conteúdos
  • Introdução à Fisiologia Humana
  • Sistema Circulatório e principais doenças
  • Sistema Digestório e principais doenças
  • Sistema Excretor e principais doenças
  • Sistema Reprodutor Masculino e principais doenças
  • Sistema Reprodutor Feminino e principais doenças
  • Sistema Respiratório e principais doenças
  • Sistema Nervoso e principais doenças
  • Sistema Endócrino e principais doenças

6. Disciplinas envolvidas
Biologia
Ciências
Química
Artes
Língua Portuguesa

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
O projeto será desenvolvido através das aulas de Biologia, da 3ª unidade, onde o enfoque em cada aula se dará através de um sistema envolvido, questionamentos e identificação dos órgãos que compõem esses sistemas para que sejam construídos em sábados letivos da unidade, através dos grupos de trabalho distribuídos em cada aula, ou seja, cada grupo deverá se ocupar da construção de um órgão de um dado sistema. Para que haver sintonia entre as equipes, essa confecção dos moldes em 3D serão feitas pelos alunos, em relação ao sistema utilizando materiais simples, como: EVA, massa de modelar, tampinhas, canudos, garrafas pet’s, etc.

Após essa confecção do material, os alunos deverão abordar uma apresentação das principais doenças que acometem os sistemas estudados. A apresentação deverá ser feita utilizando os modelos construídos.

Os professores de Artes, Língua portuguesa, química e outros que queiram trabalhar no projeto de vem auxiliar aos alunos, fazendo os questionamentos relacionados a sua disciplina para que os alunos possam desenvolver a idéia.


8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Computadores com acesso a Internet, sites de pesquisas, editores de texto, power point, papel ofício, canetas, lápis, massa de modelar, materiais recicláveis, molde de corpo humano (feito em papel metro em tamanho real), EVA, cola, tesoura, tinta, etc.


9. Registro do processo
Todo o procedimento de planejamento e execução dos trabalhos deverão ser registrados, buscando anotar todas as etapas do processo e deverá ser criado um roteiro prático, buscando divulgar o trabalho passo-a-passo nas ferramentas de divulgação e socialização do trabalho. Os registros de acompanhamento serão avaliados pelos professores envolvidos.


10. Avaliação e Resultados esperados
Os trabalhos serão avaliados em conjunto, através do confronto entre os objetivos propostos e os resultados obtidos durante o processo. A atividade valerá 4,0 pontos distribuídos entre a confecção de todo o material dos sistemas trabalhados e apresentação das doenças e enfoques nos questionamentos propostos e respondidos. Serão avaliados os registros de todo processo, para uma averiguação do desenvolvimento dos conhecimentos dos alunos.

Resultados Esperados:
  • Construção em 3D dos órgãos do corpo humano, buscando uma visão sistêmica do organismo.
  • Comparação do funcionamento dos sistemas apresentados, buscando responder aos questionamentos dos alunos.
  • Apresentação as principais doenças que acometem esses sistemas.
  • Integração os conteúdos teóricos às vivências através dos modelos anatômicos criados.


11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Os resultados de todo o trabalho serão divulgados através dos registros de acompanhamento em blogs, twitter, e outras redes sociais que envolvem o ambiente escolar, bem como o do aluno.
Também será preparada uma mídia através de vídeo construído na culminância do projeto que também integrará os blogs, bem como as fotos da construção de cada sistema, e o produto pronto.
Este material constará o acervo da escola, que poderá ser utilizado a qualquer momento pelos professores da escola.
Poster, Painel, Blog, Evento.....


12. Referências Bibliográficas
CÉSAR E SEZAR. Biologia 3. São Paulo. Editora Saraiva, 7ª Edição, 2007.
LOPES, Sônia. Biologia. Volume Único. São Paulo. Editora Moderna. 8ª Edição, 2009.
Parâmetros Curriculares Nacionais.